> Raquel escreve a Martim

Raquel escreve a Martim

Posted on sábado, 8 de junho de 2013 | No Comments

To: Martim Neves [sevenmartin@over-it.com]
From: Raquel Varela [rvarela@me.com]

Assunto: Prós e Contras


Olá Martim. Como estás?
Não sei se chegaste a compreender aquilo que tentei ensinar-te no Prós e Contras. Ainda és muito novo, mas já está na altura de começares a entender alguns factos da vida. Com a tua idade, já tinha lido o Das Kapital na versão original e escrevia no jornal da escola artigos sobre a Dialética Hegeliana.
Se queres ser um empresário a sério, a primeira coisa a saber é que tens que ter responsabilidade social. Dizes que encomendas as tuas roupas a uma empresa portuguesa. Isso não chega. Antes de escolheres os teus fornecedores, tens que lhes pedir a seguinte informação:

1. Salários de todos os funcionários da empresa, incluindo os patrões. Se qualquer salário for inferior a mil euros ou se o desvio padrão for superior a 100, não encomendas.
2. Certidão autenticada da Segurança Social com os descontos de todos os trabalhadores. Tens que fazer as contas para ver se não há aldrabices nos descontos.
3. Lista de todos os funcionários, com as suas preferências sexuais. A quota para sexualidades rebeldes nunca deverá ser inferior a 10%. O combate à homofobia tem que se fazer também nas empresas. Do mesmo modo, as empresas têm que ser paritárias e nenhum género deverá ter uma quota inferior a 49%.
4. Relatório sindical que ateste das boas práticas laborais na empresa. Tens que confirmar que o relatório foi elaborado por um sindicato filiado na CGTP. Os outros ainda não são de fiar.
5. Relatório de sustentabilidade da empresa em questão – isto é muito importante. Nunca encomendes nada a nenhuma empresa que não produza estes relatórios, no máximo de seis em seis meses.
6. Declaração da autoridade fiscal que te mostre que esse teu potencial fornecedor não tem impostos em atraso.
7. Comprovativo de certificação ambiental pela normas europeias ISO 14000.
Há mais umas dezenas de coisa que deves pedir, mas como só tens 16 anos, não te quero encher com demasiada matéria. Começa por aqui. Nota que não precisas decorar a lista. Tens é que compreendê-la.
Não te esqueças de pedir também um dossier completo de cada fornecedor desse teu potencial fornecedor. Tens que ter a certeza que os fornecedores do teu potencial fornecedor cumprem as normas. O mesmo deverá acontecer para os fornecedores dos fornecedores do teu potencial fornecedor, para os fornecedores dos fornecedores dos fornecedores do teu potencial fornecedor e para os fornecedores dos fornecedores dos fornecedores dos fornecedores do teu potencial fornecedor.
Isto sempre até ao início da cadeia produtiva. Penso que compreendes a ideia. Muitas roupas que se vendem por aí têm na sua origem matérias-primas que vêm de ditaduras como a Birmânia ou Israel e deves evitar sempre que os teus produtos estejam manchados do sangue cruel da violência dos despotismos autocratas de direita.
Se por acaso alguma vez pensaste encomendar produtos feitos na China, desiste já. Não quero que o jovem desconhecedor de hoje se transforme num homem ignóbil do amanhã. Não queiras contribuir para a exploração de todo um povo. A China já foi um exemplo de como deve ser o mundo, nos anos 60 e 70. Hoje é uma tragédia representativa do pior da exploração do capitalismo selvagem neoliberal. Já te tinha dito que os trabalhadores na China só ganham 2 dólares por dia? Penso que já. Sou uma pessoa muito bem informada e gosto de transmitir estes dados a pessoas menos conhecedoras.
Pronto, Martim, espero que estejas agora mais esclarecido. Se queres ser empresário, estas são só as regras básicas que tens que conhecer. Se achares que afinal não gostas de ser patrão e não queres explorar ninguém, óptimo. Ainda vais a tempo de te transformares num homem melhor, mais produtivo e mais útil para a sociedade, escolhendo uma carreira no sector das ciências sociais e humanistas.
PS: Aproveito para encomendar 2 Polos (Ref. Over It Old School Polo B). Tamanho L. São os que custam 20 euros, os cinzentos escuros. Fazes um desconto? Se me fizeres por 15 cada um, ficam mais baratos que uns parecidos que vi no C&A e nesse caso quero 3.
Atenciosamente
Raquel
Sent from my iPad

http://blasfemias.net/2013/05/22/raquel-escreve-a-martim/

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.